Grupo GM7
LATAM RETAIL SHOW 2022 REÚNE 6 MIL PROFISSIONAIS PARA DEBATER FUTURO DO SETOR VAREJISTA E DO CONSUMO
Após dois anos, evento mobiliza o ecossistema de consumo, comércio e varejo do Brasil; está edição foi figital (presencial e online)
com painéis, debates, expositores e oito estudos inéditos

Para debater o futuro do setor varejista e hábitos de consumo no Brasil e no Mundo, 230 palestrantes nacionais e internacionais discutiram durante o mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina, a 7ª edição do Latam Retail Show
realizado entre os dias 13 e 15, no Expo Center Norte.
Mais de seis mil pessoas puderam apreciar mais de 100 horas de conteúdo pagos e gratuitos, entre espaços de inovação, fóruns, palestras e painéis com especialistas, distribuídos em mais de 14.000m². Encerramento teve a premiação do NPS Awards – Edição Varejo e show do grupo Divazz Trio, as vocalistas do programa Altas Horas (de Serginho Groisman).
Nesta edição, além da programação diversificada, os participantes conseguiram assistir a transmissão de forma online, além de conhecerem os resultados de oito pesquisas inéditas. Temas como ecossistemas de negócio, comportamento do consumidor, e-commerce, metaverso, lojas físicas, unified commerce, liderança e tecnologia foram debatidas ao longo dos três dias.
“Reunir líderes que inspiram líderes do varejo com ideias, cases, visões e pesquisas é nossa maneira de continuarmos contribuindo para o desenvolvimento e profissionalismo dos setores que atuamos há 34 anos”, destaca o diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa.
O espaço Expo trouxe 100 marcas que apresentaram o que há de mais tecnológico, atual e disruptivo no mercado, além do Foodbiz Summit, do Instituto Foodservice Brasil (IFB) e do 2º Fórum IDV Desenvolvendo o ESG no Varejo e no Consumo, do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com a divulgação da pesquisa inédita: Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores.
Destaque também para o Restaurante do Futuro, um lugar para debater e conhecer as tendências e inovações voltadas para a área da alimentação, e o Espaço Campus Party, área focada em inovação, experiência e tecnologia aplicadas à realidade do varejo.
Palestras com nomes nacionais e internacionais
Um dos principais atrativos do Latam Retail Show foram as palestras com nomes nacionais e internacionais. Ao todo, foram 230 palestrantes, trazendo conteúdo de valor aos participantes.
Com a temática “o Brasil que temos e o Brasil que queremos”, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o PIB pode crescer até 3% neste ano. Sua palestra abordou projetos e iniciativas para alavancar a economia brasileira para os próximos anos.
Além dele, outros palestrantes destaques foram o presidente e CEO da NRF (maior entidade de varejo do mundo), Matthew Shay, o presidente e CEO do Wallmart México, Guilherme Loureiro; Steve Dennis, autor do best-seller “Remarkable Retail: How to Win & Keep Customers in the Age of Disruption” e considerado por várias organizações como um dos principais influenciadores de varejo global; Marcos Troyjo, presidente do BRICS; Ravi Bagal, head global de Indústria de Consumo da Amazon Web Services, a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; o CEO da Nestlé do Brasil, Marcelo Belchior, e Daniel Mendez, CEO da Sapore;.
Pesquisas inéditas do setor
Os participantes do evento tiveram ainda o privilégio de conhecerem, em primeira mão, os rumos do mercado varejista nacional e mundial, com debates sobre os principais insights dos levantamentos realizados e reports na íntegra.
Ao todo, foram divulgadas oito pesquisas: O Consumidor do Amanhã no Admirável Mundo Novo (Mosaiclab e Offerwise), Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores (Mosaiclab e IDV – Instituto de Desenvolvimento do Varejo); A nova jornada de Compra Omnichannel (Globo); A visão dos líderes sobre o futuro do varejo e Transformação da realidade (Mosaiclab); O futuro das inovações – 2024 (WGSN); Plant Based: A revolução do Mercado de Alimentos & Bebidas (Toluna e Gouvêa Foodservice); Cases internacionais de Sustentabilidade no varejo (Ebeltof) e NPS Awards – Varejo (Solucx). Além disso, a própria Mosaiclab ainda apresentou o resultado de um estudo dentro de seu painel, chamado Retail Tech Trends.
Novo modelo de restaurantes para o futuro
Iniciativa coordenada pela Gouvêa Foodservice, empresa especializada em consultoria em foodservice e membro da Gouvêa Ecosystem, o Restaurante do Futuro foi uma das apostas tecnológicas e novidades para o público. O espaço modelo proporciona uma experiência imersiva com cardápio interativo, câmera para leitura das expressões faciais, atendimento robotizado, mesa de jogos especial para crianças, dispositivos autônomos, jogo interativo para ampliar a diversão e experiência para adultos e muito mais.
Com relação a alimentação, o Restaurante do Futuro oferecerá produtos artesanais, autorais, de marcas renomadas, tradicionais ou plant based respondem a multiplicidade de desejos desse momento polarizado na vida dos consumidores.
Plataforma de impacto social
Com a missão de consolidar o varejo como ambiente pautado por boas práticas, a Gouvêa Ecosystem lançou, durante o Latam Retail Show, a TODOSIM, sua plataforma de impacto social, cujo propósito é reverter todo o resultado da operação a entidades que atuam com foco social. A iniciativa conta com a parceria de instituições reconhecidas por seus trabalhos sociais, tais como Amigos do Bem, Gerando Falcões e PolvoLab, dando amplitude ao mix de produtos à disposição.
A TODOSIM será operacionalizada por meio de lojas convencionais, quiosques, lojas pop ups (todos franqueáveis) e e-commerce, com o intuito de dar escala a diferentes negócios que têm por finalidade reverter ganhos às populações mais expostas socialmente.
Prêmio Líder que Inspira Líderes
Após o último painel de debates do Latam Retail Show, Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, recebeu o prêmio “Líder que Inspira Líderes” das mãos da Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza. Todos os anos, o evento homenageia um executivo do varejo cuja carreira tenha sido de destaque e que promove o setor.
Premiação com categoria VAREJO
Durante o evento, foi divulgado a premiação NPS AWARSDS 2022, que reconheceu as empresas com o melhor NPS do Brasil e neste ano teve a edição especial para o VAREJO. O levantamento realizado com os consumidores e contou com avaliações em 17 segmentos do varejo e consumo como “Food Service”, “Varejo Alimentar”, “Casa e Decoração”, “Beleza e Cosméticos”, “Malls”, entre outros.
Abaixo a lista completa de vencedores:
- Aplicativos de Delivery – Zé Delivery
- Artigos Esportivos – Decathlon
- Atacado e Atacarejo – Assaí Atacadista
- Beleza e Cosméticos – O Boticário
- Cafeterias, Sorveterias e Sobremesas – Cacau Show
- Calçados e Acessórios – Adidas Store
- Conveniência e Mini Mercados – Americanas
- Drogarias – Drogaria São Paulo
- Eletro, Móveis e Decoração – Magazine Luiza
- Marketplaces – Amazon
- Materiais de Construção – Leroy Merlin
- Óticas – Chilli Beans
- Pet – Petlove
- Restaurantes – Coco Bambu
- Shoppings – Salvador Shopping (BA)
- Supermercados – Supermercados Guanabara
- Vestuário – Calvin Klein
Sobre o Latam Retail Show
Concebido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o mais completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 850 horas de conteúdo, 1.200 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos. Mais informações e inscrições em https://latamretailshow.com.br/
Sobre a Gouvêa Experience
A Gouvêa Experience é a maior comunidade de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina. Por meio dos seus eventos, a Gouvêa atrai e consolida as frentes de opinião de vanguarda sobre o varejo e o consumo no Brasil e no mundo.
A empresa faz parte da Gouvêa Ecosystem, holding composta por 21 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em quatro verticais: Consultoria, Serviços, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

Alguns fatores são essenciais para impactar os clientes da melhor forma e atribuir valor à sua marca com a sinalização digital. A Times Square é referência quando se trata de sinalização em led. Os enormes painéis comunicam de forma assertiva a sua mensagem, ao mesmo tempo que chamam atenção das pessoas. Com o avanço da tecnologia, as possibilidades de comunicação aumentaram e adquirir telas com esses tamanhos ficou ainda mais fácil. É possível dizer que a tecnologia em led revolucionou o mercado de digital signage.

De acordo com “State of API Economy 2021” do Google, 32% das organizações relataram um aumento nos investimentos em transformação digital, enquanto 16% dizem que mudariam completamente as estratégias para se tornarem empresas digitais. A partir disso, conheça abaixo as 5 principais tendências de Digital Signage. 1. Interatividade As tecnologias interativas vieram para ficar. Depois da pandemia, empresas de varejo, por exemplo, se reinventaram e ofereceram ao cliente uma nova alternativa. Hoje, a maioria dos restaurantes disponibilizam cardápios digitais, a fim de reduzir ao máximo o contato com o cliente, prezando pela segurança ao mesmo tempo que proporcionam uma nova experiência. É possível utilizar a sinalização interativa em lojas, restaurantes e hotéis, para realizar o pedido do cliente e automatizar o atendimento, fazendo com que a experiência do consumidor seja ainda mais agradável. 2. Integração As APIs sofreram um aumento exponencial nos últimos cinco anos. Essa tendência reflete ativamente no varejo, um setor que busca cada vez mais novas formas de ampliar os dados disponíveis para fortalecer a sua vantagem competitiva. Portanto, os varejistas podem integrar ainda mais as APIs, uma vez que ajudam em tarefas como login e registro de usuários, acesso e armazenamento de arquivos, modificação do banco de dados, mensagens para cliente e muito mais. 3. Experiência do cliente e Smart Retail De acordo com a Accenture, 77% dos CEOs afirmam que planejam mudar a forma de como suas empresas interagem com os clientes, em paralelo, 54% dos consumidores não estão satisfeitos com a experiência do cliente. Nesse cenário, o grande foco é priorizar estratégias de varejo inovadoras, com o uso de tecnologias interativas - como telas sensíveis ao toque, mesas ou videowalls – e até totens de autoatendimento para pagamento. É importante simplificar e agilizar o processo de compra. 4. QR Codes Já instaurados na grande maioria dos estabelecimentos, os QR Codes fornecem uma conexão fácil e excelente entre telas digitais e smartphones. Através desse código, é possível prever o funcionamento de uma campanha e, assim, criar novas estratégias de marketing. Podem ser usados como forma de pagamento ou ser direcionados para um conteúdo específico, como landing pages, sites, redes sociais ou telefone para contato. 5. Metaverso O Metaverso será uma grande parte da economia mundial e o digital signage contribui para esse crescimento, transformando a experiência digital de cada usuário. A produção de conteúdo direcionada para promover serviços e produtos estará cada vez mais imersiva nesse cenário. Algumas empresas já aderiram à tecnologia, como o Fortnite, que já arrecadou US$ 1 bilhão como parte de seu plano de crescer no Metaverso.